Av. Diederichsen, 1664 - São Paulo-SP 11 5589-2625 11 5594-2444 11 94708-0812

Transporte de Perecíveis

Durante o transporte é importante que a temperatura dos alimentos possa ser mantida dentro dos valores apropriados. Nos alimentos congelados a temperatura deve ser mantida entre os -18 ºC e os -20 ºC, enquanto que nos refrigerados deverá situar-se entre os 2 ºC e os 6ºC. O gelo seco é uma fonte de frio natural fácil de utilizar que respeita as qualidades dos alimentos e mantém a cadeia de frio até ao consumidor final.

A sua potência frigorífica (150 frigorias/kg), associada às propriedades bacteriostáticas tornam-no numa solução flexível para o transporte de produtos alimentares que podem ser assim transportados facilmente em recipientes apropriados ou, mesmo, em caixas isolantes de esferovite. Normalmente o gelo seco deve ser colocado por cima dos alimentos, pois sendo o CO2 mais pesado do que o ar, o frio terá tendência para descer. Não deve ser deixado, contudo nenhum espaço livre na caixa, pois este irá favorecer a sublimação do gelo seco.

No transporte de alimentos, considere uma quantidade de 2 kg a 5 Kg de gelo seco por cada período de 24 horas. Utilize preferencialmente recipientes com paredes de 70 mm de espessura em poliuretano expandido. Estas caixas são concebidas para perderem apenas 2 kg de gelo seco em 24 horas num volume com capacidade de 10 litros. Esta solução permite que se transportem alimentos altamente perecíveis em compartimentos desprovidos de câmaras de frio.

Quando o transporte se efetuar de carro ou carrinho, tenha o cuidado de manter uma boa ventilação. Apesar das caixas térmicas serem isoladas, pode-se verificar perdas de CO2 para o exterior. Por outro lado, dado que, desde 1 de junho, que o gelo deixou de ser considerado mercadoria perigosa pelas companhias de aviação, pode também aproveitar este meio de transporte para transportar alimentos ou outros produtos perecíveis sem restrições.

Qualquer que seja o tipo de transporte, deve procurar sempre adquirir o gelo seco pouco tempo antes da sua utilização. Não se esqueça que quanto mais tempo tiver o gelo seco guardado mais ele se perde.